O que são?
São enzimas, minerais, vitaminas e fitonutrientes - são os heróis da alimentação, capazes de enfrentar situações terríveis e realizar difíceis tarefas a serviço da vida. Agem no interior do nosso corpo, na intimidade das nossas células, na nossa unidade funcional. São encontrados em frutas frescas, óleos, temperos naturais, sementes germinadas e hortaliças orgânicas, mas somente com alimentos não completamos a meta que a saúde exige de acordo com as necessidades de cada pessoa.Os nutracêuticos são o encontro da mais avançada tecnologia com o que existe de mais simples: A NATUREZA!
São muitos, milhares de moléculas multiativas, cuja estrutura e função nem foram ainda completamente identificadas. Aquelas que foram isoladas são agora ferramentas fundamentais na medicina ortomolecular ou seria medicina “horto”molecular?! 🤗❤️
É surpreendente o poder das prescrições e os resultados no tratamento das mais complexas patologias com doses de probióticos (bactérias), prebioticos, enzimas, vitaminas, fitonutrientes, minerais e outras moléculas que podem auxiliar na remoção de minerais tóxicos, estimular o sistema antioxidativo intracelular, estimular rotas metabólicas exauridas e curar doenças ou sanar queixas!
A missão:
Resgatar o bom funcionamento do organismo como um todo, permitindo a revitalização do sistema, o rejuvenescimento celular e a longevidade com saúde.“Mas Dra., tudo isso com componentes naturais? Coisas presentes nos alimentos?"
SIM! Poderia ser fácil né, mas as pessoas não fazem ideia do quão comem errado muitas vezes achando que estão comendo corretamente e o quanto os alimentos teoricamente naturais, não são tão naturais assim, visto que em sua maioria são cultivados em solo com substâncias tóxicas e que é praticamente impossível bater a meta dessas ricas substâncias apenas comendo.
Por isso existem médicos que dedicam a vida para estudar o que a natureza oferece. Só de enzimas no nosso corpo, temos cerca de 50 mil, cuja estrutura e função não foram ainda elucidadas. Para se ter ideia, das 3 mil identificadas, apenas 24 são as enzimas da digestão 😅, mesmo com toda tecnologia vigente, será necessário muito tempo para decifrar tudo! Enquanto isso, devemos fazer bom uso do que já conhecemos e não há observação clínica maior do que os resultados em nosso próprio corpo.
EU NAO OUSARIA TESTAR UM COMPONENTE QUÍMICO EM MEU CORPO, MAS ALIMENTOS (NUTRACEUTICOS) NÃO SÃO COMPONENTES QUÍMICOS, é diferente de remédio! NÃO HÁ NECESSIDADE DE EXPERIMENTOS COM AQUILO QUE JÁ É PATRIMÔNIO UNIVERSAL DA HUMANIDADE dado por Deus: A NATUREZA!
Aprenda outra forma de viver, de relacionar-se consigo mesmo e com o próximo, com a natureza e com o planeta terra.
Exemplificando:
Nutracêuticos são um tipo de suplementação. Mas eles não são polivitamínicos nem suplementos proteicos como o whey protein, tampouco são nutrientes. Nutracêuticos, na verdade, são compostos bioativos isolados extraídos de vegetais ou animais e vendidos na forma de cápsulas, comprimidos, sachês, pós, tabletes e suplementos dietéticos, e podem ser formulados em farmácias de manipulação. Esses compostos podem ser obtidos pela alimentação, mas nos nutracêuticos eles se encontram em uma concentração superior: 1g de fitoesterois (usados como coadjuvante no controle do colesterol) equivale ao consumo de 2,5kg de brócolis ou 14,3kg de tomate!⠀
Há outros exemplos de compostos bioativos em nutracêuticos, como: betaglucana (fibra da aveia) e quitosana, que possuem ação semelhante aos fitoesterois; licopeno, luteína e zeaxantina, que têm ação antioxidante; além do nosso velho conhecido ômega 3, que ajuda a manter níveis saudáveis de triglicerídeos, e dos probióticos, que contribuem para a saúde intestinal.
⠀
💊 “Se é tão bom assim, posso suplementar, Dra.?”
⠀
Depende! Depende do seu estado atual de saúde, dos resultados dos seus exames bioquímicos, das suas queixas e dos seus sintomas, dos medicamentos em uso atualmente… São muitas as questões a serem levantadas antes de qualquer prescrição, por isso você deve consultar um nutrólogo antes de comprar esses produtos e NÃO fazer uso por conta própria, ok? Até porque o excesso não é interessante: ou não ocorre absorção ou pode haver toxicidade e malefícios à saúde. E como os compostos estão muito concentrados nesses produtos, é fácil ter uma superdosagem.
⠀
Lembrando que não adianta apoiar sua saúde apenas nos nutracêuticos: é importante ter como base uma alimentação saudável e variada e as suplementações serão indicadas pelo médico quando necessárias.
0 Comentários