Depressão é uma condição inflamatória


Depressão é uma condição inflamatória! Resulta de inflamação crônica. Não confundam com inflamação de garganta, por exemplo. Por isso mesmo pode não ser tão simples de compreender. Já falei sobre inflamação, mas essa danada está envolvida na fisiopatologia de inúmeras doenças e desordens da saúde. Já se sabe que na origem do quadro depressivo existe um processo inflamatório que deve ser abordado. Ignorar esta associação talvez seja uma das causas das falhas terapêuticas, da demora na resposta clínica, das inúmeras trocas de medicação sem obter o devido e merecido alívio para quem padece desta situação.

O trabalho da CNS spectrums traz justamente alguns aspectos práticos na abordagem da depressão como uma condição inflamatória. Fala sobre o uso do metilfolato (MTF), forma ativa do ácido fólico, no tratamento da depressão e no texto o autor explica a sua relação com inflamação ajudando o profissional a conduzir de forma individualizada cada caso apesar de estarmos falando da mesma patologia.

Este é o caminho inevitável da medicina: individualização terapêutica. Foi-se o tempo em que a receita de bolo funcionava para todo mundo. Se é que um dia funcionou.

Remédios silenciam sintomas, mas não tratam a causa do problema!

É necessário pensar além disso, cuidar além disso, observar além. Impossível descrever a riqueza desse conteúdo, mas pelo menos posso auxiliar um maior número de pessoas mostrando que existe um olhar muito além do que um remédio! Eles têm a sua importância, mas para resolver, precisamos olhar além.


Médica Drª Manuela Rocha Uchôa - CRMAL 6208

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque