O Alarme falso: PRÓDROMOS


“Alarme falso”? A gestante sente contrações e corre para o hospital, mas não é nem o início de trabalho de parto e ela volta para casa, esses são os PRÓDROMOS.

São apenas o “prelúdio”, sinais que indicam que o trabalho de parto está próximo, mas varia em cada gestação. Em alguns casos, os sinais são imperceptíveis, e em outros podem ser intensos, longos e bem desconfortáveis, contrações irregulares dolorosas ou não, dores nas costas e pode ou não acontecer a perda do tampão mucoso, onde pode durar dias ou semanas.

Quando esse período pré-parto é demorado e dolorido, a gestante pode se sentir desanimada e até frustrada por não haver um progresso eficiente. Esse período exige muita paciência para esperar que o trabalho de parto entre na fase latente.
É nessa hora que muita gestante cede à pressão e marca uma cesariana por “falta de dilatação”. Nesse caso, o motivo é equivocado, pois toda gestante dilata, e o verdadeiro motivo da intervenção não é a falta de dilatação, mas a falta de paciência para esperar o trabalho de parto.
Além de ter paciência, é recomendado que a mulher procure descansar, beba muita água e mantenha-se bem alimentada, juntando forças e energia para o trabalho de parto que logo se iniciará.

Médica Drª Manuela Rocha Uchôa - CRMAL 6208

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque