Dor de cabeça


Venho chamar a atenção para algo corriqueiro na minha prática clínica. Adoro fazer com que meus pacientes reflitam e pensem diante de seus problemas. Para isso vou dar um exemplo: Recebo 03 pacientes com a mesma queixa, dor de cabeça. Se eu der analgésico para os três, em alguns minutos a dor irá aliviar. Acontece que após algumas horas, a depender do caso, irá reincidir, fazendo com que eu prossiga a investigação. Durante a consulta, pergunto diversos aspectos da vida deles e descubro que A CAUSA da dor de cabeça varia nos três. 

No primeiro existe um mal aproveitamento do sono, permanecendo toda a noite em sono superficial com alteração de cortisol, resultando em um dia inteiro de fadiga e cefaléia. Para esse preciso auxiliar na qualidade do sono. No segundo, existe deficiência de riboflavina (B2), vitamina do complexo B que tem importante papel na função do sistema nervoso. Para esse preciso repor vitamina B2 na dose ideal e forma ativa. Já o terceiro, existe dificuldade visual constatada pelo exame oftalmológico. Esse precisa de óculos de grau.


Percebem que os 3 tem a mesma queixa, mas que as soluções são diferentes para cada um? 


Muitas vezes, o que resolve o seu problema não resolve o problema de outra pessoa!


Cada paciente é exclusivo e o acompanhamento é individualizado, o sintoma pode ser igual ao do seu amigo (a), mas as causas podem ser diferentes e devem ser sempre investigadas cuidadosamente! Os sintomáticos (remédios) , auxiliam no momento da dor, mas viver tomando remédio para sempre quando o problema pode ser resolvido, não é adequado!


Médica Drª Manuela Rocha Uchôa - CRMAL 6208

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque