SOP: Síndrome de ovários policísticos ou Síndrome reprodutiva metabólica, como o nome já fala é uma condição metabólica que tem como causas: fator genético, obesidade, resistência insulínica, sedentarismo e estresse. Pela lógica, ao cessar a causa do problema, cessa o efeito, ok?! Então nada mais justo do que fixar bem isso para compreender que cuidar de SOP exige uma abordagem de vários aspectos.
O grande fator causal da SOP é a resistência insulínica, é ela que deve ser combatida e infelizmente não consegue ser tratada com anticoncepcional (Aco). É necessário evitar açúcar e refinados, além de industrializados pois estes pioram o perfil inflamatório e hormonal da mulher. O ideal é uma dieta com baixos carboidratos baseada em comida de verdade.
Musculação melhora a sensibilidade a insulina e quanto mais músculo, maior o gasto energético em repouso. Cuidados com o estresse (cortisol) são importantes por que alterações nesse hormônio pioram a resistência insulínica.
Resveratrol é antioxidante e anti-inflamatório que auxilia na redução de testosterona em mulheres com SOP, além de melhorar os níveis de insulina.
Anticoncepcional é progestágeno (medicação semelhante a progesterona que a mulher produz, porém com estrutura molecular diferente e com vários efeitos indesejáveis) e ele não cura SOP, apenas ameniza alguns sintomas.
Na SOP é necessário melhorar hábitos de vida e restabelecer a fisiologia, tratando a dominância estrogênica com o uso de progesterona (com a estrutura molecular igual a que a mulher produz) na segunda fase do ciclo menstrual, associada a mudança de hábitos e alguns nutracêuticos.
Acompanhe a playlist no meu Canal do YouTube
Médica Drª Manuela Rocha Uchôa - CRMAL 6208
0 Comentários